segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A minha primeira compota

Nunca tinha feito uma compota na vida até ontem à tarde. Uma vizinha trouxe-me umas maçãs da quinta dela, no sábado, e com tanta maçã resolvi fazer uma compota, senão era só fruta a apodrecer cá em casa. Pesquisei na net, encontrei uma receita muito simples e decidi pô-la em prática.

Ingredientes:
1,5 kg de maçãs
meio copo de água
sumo de 2 limões
3 paus de canela
500g de açúcar

Como fazer:
Colocar o sumo de limão e a água numa panela, juntar a maçã descascada e cortada em cubos pequenos e mexer. Adicionar o açúcar e os paus de canela e deixar cozinhar em lume brando durante 1h30min, mexendo pontualmente para não colar ao fundo da panela. Ao fim deste tempo, retirar a canela e passar com a varinha mágica, de forma grosseira, de modo a ficarem alguns pedaços de maçã inteiros. Aumentar o lume e deixar cozinhar durante mais 20 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer durante 10 minutos antes de colocar no frasco.


Como não tinha nenhum frasco, decidi colocar a compota nestas taças (a receita deu 3 taças deste tamanho). O único problema é que não fica bem vedado e é possível que dure menos tempo do que o normal. Quanto ao sabor, sabe bastante a canela, por isso, quem não gostar desta especiaria, mais vale diminuir à quantidade. E também é bastante doce pelo que aconselho a colocarem menos açúcar.  E ao que parece, vai haver compota cá em casa para algum tempo (ou será mais marmelada devido à consistência com que ficou)!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queridos pequeniños, todas as respostas aos comentários serão feitas aqui :) Voltem a visitar o cantinho para as ver! Bisou*